gin é uma bebida destilada que tem feito muito sucesso ultimamente, mas ele surgiu há muito tempo, no século XVII na Holanda para fins medicinais. Por ser muito aromático e saboroso, é um ótimo destilado para fazer drinks, estando em várias receitas clássicas e deliciosas. Hoje em dia, ele é o queridinho de quem não dispensa um coquetel no final de semana! Confira como é feita essa bebida:

como é feito o gim
 

Saiba como é feito o gin

O que é o gin

O gin é uma bebida destilada que tem como ingredientes principais o álcool e o zimbro (que é um condimento pouco conhecido que vem de um arbusto). Mas o que diferencia o gin das demais bebidas destiladas é que ele pode ser feito com outros ingredientes, como sementes de coentro, cardamomo e cumaru. Ele é uma bebida aromática e existem alguns tipos dele, sendo o mais popular o London Dry Gin, que é livre de adição de açúcares e é o mais neutro em sabor.

Como é feito

O gin precisa passar pelo processo de destilação, que consiste em adicionar água ao álcool. Feito isso, o líquido é bombeado para um recipiente próprio, chamado alambique, no qual são adicionadas as especiarias que vão trazer sabor e aroma para a bebida. Como existem muitos tipos e marcas diferentes de gin, esses ingredientes variam muito e são guardados como segredo de cada produtor. Com o calor que se forma dentro do alambique, as especiarias liberam óleos essenciais e essa mistura fica curtindo até atingir o ponto perfeito do fabricante. Em seguida, o líquido é transferido para um reator altamente aquecido que macera os ingredientes. Em seguida, esse líquido é reservado para que possa ser “curtido” e terminar seu processo de extração de sabores. Essa etapa final varia de marca para marca, podendo levar horas ou dias.

Tipos de gin

Os dois principais estilos de gin são o dutch gin e dry gin. O primeiro é feito com álcool de milho, centeio e cevada e tem sabor levemente adocicado. O segundo é mais seco e é tradicionalmente produzido com álcool de grãos.