Aparentemente, o aplicativo do Facebook para iOS é capaz de manter a câmera traseira do seu dispositivo ligada enquanto você navega por posts da rede social. Ao menos é isso que descobriu Joshua Maddux, que gravou o ocorrido e publicou em sua conta no Twitter.

Segundo Maddux, durante a navegação no feed de notícias e atualizações, ele percebeu que a câmera traseira permanecia ativada. O motivo? Do nada, a visualização do sensor "vazou" nas laterais do app, como é possível ver na postagem abaixo.

Joshua Maddux@JoshuaMaddux
 

Found a @facebook & issue. When the app is open it actively uses the camera. I found a bug in the app that lets you see the camera open behind your feed. Note that I had the camera pointed at the carpet.

Vídeo incorporado
962 pessoas estão falando sobre isso
 
 

O mesmo ocorrido foi replicado em cinco iPhones diferentes, todos com a atualização 13.2.2 do iOS. Modelos com iOS 12 não foram capazes de apresentar o mesmo comportamento, o que indica uma falha recente na interface.

Além disso, você precisa ter previamente autorizado o uso da câmera pelo app, como ao tirar uma foto na hora para publicar no perfil. O site The Next Web firma que reproduziu o mesmo comportamento, enquanto o usuário Daryl Salafin percebeu a mesma falha quando entrava em uma foto na rede social.

Daryl Lasafin@dzlasafin
 

Facebook app on iOS 13.2.2 opens my phone’s rear camera when I open a profile photo swipe down to return (look at the little slit on the left of the video). Is this an app bug or an iOS bug?? @facebook @AppleSupport

Vídeo incorporado
27 pessoas estão falando sobre isso
 

O que está acontecendo?

Até o momento, o Facebook não se pronunciou a respeito do ocorrido. Ao todo, são três hipóteses levantadas pela comunidade. A primeira é a pura e simples falta de privacidade: a empresa teria a capacidade de ligar as câmeras sem autorização do usuário e utilizar as imagens como bem entender. Um bug na interface apenas teria revelado que isso de fato acontece.

As outras duas possibilidades são mais técnicas. Uma delas diz que o app do Facebook de fato mantém a câmera ativada em segundo plano, mas sem intenções malignas: o objetivo seria  fazer ela ligar mais rapidamente quando você de fato quer ativá-la, já que há um grande atraso entre o comando do usuário e a execução do app.

Já a mais provável é que estamos diante de uma falha na navegação da rede social. Se você está no feed de notícias e desliza o dedo para o lado, a câmera traseira de fato é ligada para que você publique conteúdos imediatamente nos Stories do Facebook. Portanto, a culpa pode ser de um problema que leva o sensor a ser ativado na hora errada.