Quando se pensa em gastronomia, a culinária francesa vem logo à nossa mente. Considerada a capital gastronômica do mundo, a França tem muita história e excelência no que diz respeito à técnicas culinárias e grandes restaurantes renomados, o que faz com que saiam desse idioma muitos dos termos e costumes do cotidiano do mundo gastronômico. Selecionamos 8 termos em francês usados na gastronomia e vamos te mostrar o que eles significam. Confira a seguir:

termos em francês na gastronomia
 

Termos em francês usados na gastronomia: saiba o que significam

Mise en place

Sem mise en place não dá pra cozinhar: esse termo refere-se à organização antes do preparo de alimentos; é uma seleção de todos os ingredientes e utensílios que serão utilizados pelo cozinheiro.

Bouquet garni

bourquet garni é o termo utilizado para se referir a ervas aromáticas amarradas por um barbante e que são usadas no preparo de caldos, sopas e cozidos. A mistura mais comum é de louro, tomilho, salsinha e alho poró, mas as ervas podem variar de acordo com a receita.

Brunoise

brunoise é o chamado “corte em cubinhos”, referindo-se a uma técnica de cortar legumes em cubos do mesmo tamanho.

Julienne

O corte julienne é uma forma de cortar vegetais, também muito conhecida: refere-se ao corte em tiras finas que acompanham o comprimento do vegetal.

Roux

roux é uma técnica usada para engrossar caldos e cremes, que consiste basicamente em derreter a manteiga e adicionar farinha de trigo, formando uma mistura cremosa que, quando adicionada a líquidos, permite que eles fiquem cremosos e mais grossos.

Mirepoix

mirepoix trata-se de legumes salteados na manteiga que são usados para dar mais sabor para caldos e sopas. Tradicionalmente usa-se cenoura, aipo e cebola, mas isso pode variar de acordo com a receita.

Brûlée

Conhecido principalmente pelo famoso doce francês crème brûlée, esse termo se refere à técnica de queimar o açúcar com maçarico ou no forno formando uma crosta fina de caramelo crocante em doces.

Déglacer

O chamado déglacer se refere a uma técnica culinária que consiste em “soltar” o fundo da panela com alguma bebida alcoólica. Esse processo é muitas vezes usado como base de preparação de molhos, por exemplo.

fonte: Tudo Gostoso