OUÇA A RÁDIO AO VIVO
AM 780 Khz
Participe da nossa
programação
INICIO A RÁDIO PROGRAMAÇÃO NOTÍCIAS CONTATO COMERCIAL
WHATSAPP 46 8413-4946
Confirmado caso de dengue em Chopinzinho
11 de Janeiro de 2017
 
 

  O primeiro caso de dengue de 2017 apareceu em Chopinzinho. Na manhã desta terça-feira,  dia 11 de janeiro, a Unidade Central de Saúde convocou a imprensa para dar a notícia. De acordo com informações, a pessoa é residente no Loteamento Jardins, mesmo assim, todas as regiões do município devem estar em alerta, com os cuidados a serem tomados. “Nós estamos fazendo o bloqueio da área em todo o Loteamento Jardins. A equipe está fazendo o levantamento de índice predial. Iremos realizar a análise das amostras coletadas. Dando positivo, faremos o UBV, que é a dedetização com inseticida de toda a área”, frisou a enfermeira Lídia Posso Simionatto.

            A enfermeira Lídia pede o apoio dos moradores para que o trabalho a ser desenvolvido pela equipe obtenha o êxito almejado. “Pedimos para que toda a comunidade abra as portas de suas casas, as janelas, mantenham a residência aberta e arejada, para que o nosso trabalho surta efeito. Principalmente durante o fluxo do veneno para que ele realmente consiga entrar nas casas”, alertou.

              Com o verão, temperaturas mais altas e o clima chuvoso, há o acúmulo de água e o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. Por esta razão, as pessoas devem redobrar os cuidados para evitar o avanço dessas doenças. Antes de deixar seu imóvel, para viagens de férias ou descanso, por exemplo, a Secretaria de Saúde do Paraná, SESA, recomenda o morador a verificar se não está abandonando recipientes que possam acumular água e servir como criadouro para as larvas do mosquito. É recomendado prestar atenção em espaços que nem sempre são lembrados, como bromélias, ocos de árvores, ralos e coletores de água da geladeira/ar condicionado.

            Esta semana, o secretário de saúde de Chopinzinho, Fabiano Poppia, destacou o grau de alerta para o município. “O nosso índice de infestação predial é alto. Para se ter uma ideia, 1% é considerado o ideal, ou seja, tolerável. Chopinzinho está com 2%, quer dizer que estamos com o dobro do permitido para ser infestado. Toda a sociedade deve estar engajada na campanha. Somente juntos vamos poder combater a dengue”, disse.

            A doença não está presente na cidade, mas sempre é bom manter o controle. “Hoje nós não temos nenhum caso suspeito de dengue no município aguardando, mas basta uma pessoa contaminada passar por Chopinzinho que estará iniciando um novo ciclo, e é isso que nós não queremos”, alertou o secretário de saúde chopinzinhense. As pessoas devem acompanhar e vistoriar suas casas e lotes: vasos, baldes, piscinas, vasos sanitários, tanques, garrafas e qualquer objeto que possa acumular água.

Dengue

        Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.

       Na região das Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante. O maior surto no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. Atualmente, circulam no país os quatro sorotipos da doença.

 

Fontes: SESA (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) e Ministério da Saúde.

 
 
 
Saúde
Veja mais »
Médicos e enfermeiros do PSF de Candói se reúnem para discutirem padronização de atendimento na Rede Mãe Paranaense
   
   
Câmara de vereadores aprova projeto de lei que isenta pessoas com câncer do pagamento de IPTU
   
   
Consórcio Intermunicipal de Saúde - CIS CENTRO OESTE credencia profissionais médicos para contratação
   
   
Candói apoia construção do Hospital do Câncer em Guarapuava
   
   
11ª Conferência de Assistência Social reúne mais de 150 participantes
   
   
Paciente que seria transferido de Chopinzinho com helicóptero do SAMU não resiste e entra em óbito antes do procedimento
   
 
 
     
 
 
         
 
(46) 3242-1495
radio@radiochopinzinho.com.br
 
Rua Frei Everaldo, 3835 - Centro
85560-000 - Chopinzinho - Paraná
 
Menu Principal >
Inicio
A Rádio
Programação
Notícias
Contato Comercial
Notícias >
Agricultura
Cultura
Educação
Esportes
Policial
Política
Saúde
Siga-nos no Facebook >
 
Aplicativos >
Android
         

PB Agência Web