Desde as primeiras temporadas de Gotham, os produtores vêm contando a história de como Bruce Wayne se tornou o Batman, ao mesmo tempo em que jogam pistas, aqui e ali, de como o Coringa surgiu nas ruas da cidade.

Ainda no começo da série, fomos apresentados a Jerome Valeska (Cameron Monaghan), um psicopata que possuía uma grande semelhança com o Palhaço do Crime. Já na quarta temporada, descobrimos que Jerome possuía um irmão gêmeo, Jeremiah, que, após respirar um gás tóxico, enlouqueceu e assumiu o legado do irmão, com um visual muito semelhante ao do Coringa dos quadrinhos.

Mas ainda sim, os produtores não quiseram dizer que ele é o Coringa, apesar de todo mundo saber que é. Mas isso deve mudar em breve! Como foi reportado no Comic Book, o quarto episódio da quinta temporada de Gotham é intitulado “Ace Chemicals”, uma referência à empresa de produtos químicos que contém o tonel de ácido na qual o vilão caiu (ou se jogou, dependendo da versão) e adquiriu seu característico visual de pele branca e cabelos verdes. Isso indica que devemos ver a origem do vilão como conhecemos de uma vez por todas, com ele, finalmente, adotando seu alterego.

Detalhes da trama do episódio não foram revelados por enquanto. A quinta temporada de Gotham estreia em 2019.