COMO CONSERVAR OS ALIMENTOS NO VERÃO
GASTRONOMIA
08 de Janeiro de 2019

Veja como conservar os alimentos no verão para que eles durem mais e se mantenham bons para o consumo.

verão chegou! Na hora de se alimentar, todo mundo busca comidinhas refrescantes e bebidas bem geladas. Os dias mais quentes combinam muito com atividades ao ar livre, como ir à praia e piscina, mas também demandam mais atenção e cuidado com os alimentos. Por causa do calor, é nessa época do ano que as bactérias e micro-organismos mais se proliferam e podem acabar estragando sua comida. Por isso, para evitar contaminações e outros tipos de problemas com seus ingredientes, a gente te ensina formas de conservar os alimentos no verão. Confira as dicas a seguir:

Como conservar os alimentos no verão: confiras as dicas

 conservar os alimentos no verão
 

Como conservar os alimentos no verão

Cada alimento tem um tipo de cuidado e conservação diferentes, mas, no geral, é muito importante estar atento a certos cuidados que precisamos ter com os alimentos. Com o calor, a comida fica mais suscetível às bactérias e aos micro-organismos, podendo assim estragar muito mais rápido.  Por isso, é importante que você tome alguns cuidados com o armazenamento e o uso desses ingredientes. Veja a seguir:

1- Dê preferência aos potes de vidro. Os potes de vidro são mais porosos e, por isso, as bactérias aderem com mais facilidade a eles.

2-  Sempre guarde seus alimentos separados uns dos outros. Embrulhe e estoque em sacos plásticos ou potes diferentes. Isso vai retardar o apodrecimento e impedir que um ingrediente contamine o outro.

3- Você pode usar vários tipos de papéis para conservar ainda melhor seus alimentos. Papel-manteiga, papel alumínio e até papel-filme são boas escolhas para cobrir e enrolar os alimentos antes de levar à geladeira.

4- Nessa época você deve usar e abusar da sua geladeira e congelador. Os ingredientes precisam ficar muito bem refrigerados para aguentar o calor. As temperaturas ideais são entre 2º e 10º graus para a geladeirae abaixo de 0º para o congelador.

conservar os alimentos no verão
 

Sua geladeira é a maior aliada durante o verão!

Carnes

As carnes são muito delicadas e precisam de toda a atenção no verão. Assim que você comprá-las, verifique se estão com uma cor bonita e se suas embalagens estão em perfeito estado. A refrigeração é superimportante: as peças de carne devem ficar o tempo todo no refrigerador ou geladeira até serem preparadas. Se você for usar apenas 1 pedaço da carne, prepare a outra parte que sobrar do mesmo jeito! Depois de descongeladas, as carnes não podem ser congeladas novamente.

Verduras, frutas e legumes

Sempre lave muito bem esses alimentos, retire as partes machucadas ou que estejam começando a apodrecer. Isso vai impedir que o resto dos seus alimentos se contamine e apodreça mais rápido. Depois de cortados, fatiados ou picados, eles deve ficar na geladeira, de preferência dentro de algum recipiente fechado.

Derivados do leite

Se a embalagem original dos derivados do leite não tiver sistema de refechamento, lembre-se de passar os produtos para outro lugar onde você consiga tampar completamente. Fique ligado: quanto mais ar dentro da embalagem ou recipiente, mais facilidade para a produção de fungos e bactérias.

Alimentos secos

Sempre mantenha os alimentos secos em locais arejados e longe da umidade. Grãos como arroz, feijão e farinha precisam estar em recipiente bem fechados.

Peixes e frutos do mar

São os ingredientes mais delicados e, no verão, os cuidados precisam ser redobrados! Se estiverem congelados, descongele-os dentro da geladeira e não demore para prepará-los.

Fonte: Tudo Gostoso

LEIA TAMBÉM
Moldart Papel de Parede
CONTATO COMERCIAL
(46) 3242-1495
(46) 98413-4946
comercial@radiochopinzinho.com.br
REDES SOCIAIS
PB Agência Web