Como voltar a academia depois de um tempo parado ?
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16 de Abril de 2019

Fala galera! Tudo bem com todos? Um imenso prazer voltar a escrever, e, agora de” casa nova” estaremos neste novo espaço e para dar início, estarei iniciando com essa coluna anteriormente publicada no Portal Dia Notícia e darei o start aqui com ela, mas brevemente teremos colunas inéditas aqui.

E hoje abordaremos um tema que considero pertinente que seria como você deve se portar após um período longo da academia.

Primeiramente deixo meus parabéns pelo fato de você ter tomado a decisão de retomar as atividades, e, feito isso devemos tomar muitos cuidados, pois sempre vi muita gente voltar com “sede ao pote” e se lesionar, ou ficar extremamente doida (chamada de dor tardia) ao ponto de ter que ficar vários dias sem treinar novamente por literalmente não conseguir se mexer.

Um dos primeiros pensamentos das pessoas quando param um tempo considerável e voltam seria de querer logo de cara tirar o atraso e estar na mesma condição de treinamento, condicionamento e carga de onde haviam parado.

Uma das consequências que pode acarretar isso e uma lesão ou forcar tendões e ligamentos, e para frente no momento que o treino realmente voltar a estar pesado acabar por se lesionar mais gravemente.

A forma mais usual que sempre usei tanto como Professor como uso hoje como Personal e voltar digamos “como um iniciante” novamente.

Significa fazer com cargas moderadas (onde o aluno ao final ainda tenha forca para realizar algumas repetições), com uma baixa intensidade e gradativamente ir retornando ao normal.

Dica de treino que deixo que poderia ser recomendado para iniciar alguns dias (umas três vezes na semana em dias intervalados) seria um treino Full Body (de corpo inteiro) onde você já estimula todas as partes no mesmo treino, mas fazendo de forma leve e com menos exercícios para cada grupamento (geralmente uso dois) que se realizaria normalmente.

Depois desse período você irá notar uma evolução natural devido ao corpo ter a chamada “memoria muscular” que seria a capacidade  do corpo “reaprender” a treinar.

Portanto, não tenha pressa ou ache que pode ultrapassar seus limites rapidamente, tenha paciência que seus resultados voltarão a aparecer.

E deixo uma reflexão se você está voltando a praticar sua atividade física: no momento  que estiver pensando em parar novamente por algum motivo, lembre-se como foi ruim ter que enfrentar todo esse processo novamente, assim sendo a melhor estratégia: NUNCA PARE DE TREINAR!

Um grande abraço e até a próxima

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