Quantas vezes devemos treinar na semana?
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03 de Junho de 2019

Fala galera! Tudo bem com vocês? hoje vamos a nossa segunda coluna, e iremos tratar uma dúvida que sempre ouço na academia: Felipe quantas vezes devo treinar por semana? Cada pessoa ou estudo poderá responder de uma forma diferente.

A verdade que no treinamento  físico nada nunca vai ser uma verdade absoluta, não temos uma resposta exata, primeiramente porque estaríamos ferindo um dos princípios do treinamento, o da individualidade biológica.

Segundamente, para cada caso deverá ser feito uma análise do profissional que lhe acompanha, no que diz respeito a cerca dos fatores externos do aluno como: disponibilidade, tempo de treinamento, objetivos, etc.

Vamos a um dado do que a OMS (Organização Mundial da Saúde) em um documento de 2003 diz que para se manter uma vida saudável (aqui não falamos em performance, mas qualidade de vida) são necessárias 4 sessões semanais em dias separados de 30 minutos no mínimo.

Irei a seguir dar algumas dicas que podem ajudar a otimização dos resultados achando a frequência ideal dos treinos.

Um dos pontos a serem abordados seria justamente o tempo fora da academia, o descanso.

Observo muita gente na ideia de achar que quanto mais treino tiver, mais resultados irá ter, mas se esquece que o músculo precisa de um descanso para ter a recuperação adequada, para o próximo treino a ser feito de outro músculo(s)

Portanto treinar os 7 dias da semana, geralmente acaba sendo contra indicado, tirando alguns casos de atletas de alta performance, mas que não vai ser o foco neste texto.

Na maioria dos casos são indicados de 2 a 3 dias de descanso ao longo da semana.

Um exemplo que recomendo bastante tem sido de um dia de folga no meio da semana e os dois dias do final de semana, ou também o modelo que acredito ser o mais usado com treinos intervalados na segunda, quarta e sexta – feira.

Desta maneira dando uma boa divisão de treinos entre os músculos ao longo da semana.

Outro fator a se considerar: a qualidade do seu treino. De nada adianta você ir muitas vezes e não desenvolver um bom treino, portanto, planeje sua frequência de forma que você treine pesado toda ida a academia e assim aproveitando de forma satisfatória.

Podemos então chegar a um denominador de que não existe receita de bolo pronto sobre a fórmula ideal de quantos dias irmos para a academia treinar e cada caso deve ser analisado pelo professor/personal que te acompanha levando muito mais a qualidade em consideração do que a quantidade, e também não devemos esquecer de focar na alimentação e descanso que fazem parte do planejamento de um resultado positivo.

Ficamos por aqui! Um grande abraço

 

Felipe Ceni Personal

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